O Desafio para a Unidade da Igreja Brasileira.
1. Definindo a Igreja de Cristo.
Antes de falarmos da unidade, precisamos definir quem é igreja e quem não é, quais as marcas que distinguem a verdadeira igreja de Cristo da falsa. Esse é um dos grandes desafios para se estabelecer a unidade, do contrário, corremos o risco de comprometermos a santidade da igreja.
A unidade não pode ser estabelecida a qualquer custo, antes, pelo contrário, se algum segmento da igreja fere as principais doutrinas da fé ou da moral cristã, deve-se fazer uma cisão. Assim nasceu a igreja evangélica da qual hoje fazemos parte, de um movimento de ruptura.
a. Dois critérios para se avaliar a autenticidade da igreja: moral e doutrinário.
a.1. Avaliando a doutrina da igreja brasileira.
Com a reforma protestante surgiram muitas igrejas e doutrinas divergentes, os puritanos se uniram no século XVII para estabelecer, dentre outras coisas, três marcas distintivas de uma igreja cristã. São elas: Pregação correta das Sagradas Escrituras, ministração correta dos sacramentos (ceia e batismo) e disciplina (critério para se aceitar ou excluir um membro).
No início da década de 90 o bispo Macedo procurou o Rev. Caio Fábio, então líder da AEVB (associação evangélica brasileira) a fim de se associar, Caio Fábio recusou sua entrada, pois considerava a Universal uma seita.
Hoje, pentecostais rivalizam com neopentecostais desconsiderando um ao outro como cristão autêntico.
a.2. Avaliando a moral da igreja brasileira.
Não consideramos a Igreja Contemporânea (uma igreja GLS) igreja cristã, pois tem em sua existência um erro moral, porém, aceitamos igrejas lideradas por bandidos. Falo do casal Hernandes, que foi preso nos USA por evasão de divisas, viajaram com grande quantia de dólar ilegal escondido na bíblia. Lá eles são bandidos, aqui são heróis.
O problema é que nossa ética é exclusivamente sexual, gays não podem, ladrões podem.
Nesse ponto o pastor se levantou, tirou o microfone de mim e disse que aquele púlpito não era lugar para falar mal da igreja. Que enquanto eu criticava os homossexuais, tudo bem, mas, se os Hernandes são ladrões Deus cuidará deles...
Nenhum comentário:
Postar um comentário