segunda-feira, 22 de março de 2010

A Centralidade da Cruz na Vivência Cristã


Lendo a Bíblia, percebo que o conhecimento de Cristo, mais especificamente, da sua obra na Cruz, é o ponto central, senão, o único ponto a ser meditado, compreendido e absorvido pelo cristão.
Cristo crucificado é o único mediador entre nós e Deus. Isso significa que ele é o único a nos comunicar salvação, ou seja, se quero saber se Deus me salvou, devo olhar para o seu filho único agonizando por mim. Ele é o único a me comunicar amor, se quero saber se sou amado, devo olhar para o que Ele fez com seu filho amado em quem tem todo o seu prazer e pensar: “Se ama assim seu filho e o sacrificou por amor a mim, não pode me amar menos que ele”. Se quero saber qual o meu valor para Deus, devo pensar que fui comprado pelo sangue (vida) do seu filho, e que por isso, valho o preço que foi pago por mim, portanto, valho o que Cristo vale. E assim por diante.
Mas ao contrário disso, fizemos muitos cristos para nós. Pusemos entre nós e Deus muitos intermediários, muitos mediadores, ao ponto de muitas coisas serem sinal, marca e sinônimo da salvação, do amor e da aprovação de Deus, com exceção de Cristo e este crucificado, nisto quase nunca pensamos.
Transformamos o Espírito Santo no nosso mediador e fizemos uma grande confusão na economia da Trindade. Dizemos: “Se tenho os frutos do Espírito, então sou salvo, se não os tenho estou perdido”, e assim, transformamos a obra do Espírito em nova lei e novo mandamento, fizemos do Evangelho uma nova lei e transformamos o Espírito Santo no novo Moisés. Ou dizemos assim: “Se tenho os dons carismáticos do Espírito, então estou seguro da minha salvação”. E assim, já não é o ter Cristo que salva, mas ter o Espírito. E mudamos o crer em Cristo pelo fazer do Espírito, logo, já não é mais “justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”, mas: “Justificados, pois pelos frutos e dons do, temos paz com Deus por meio do Espírito Santo”.  
 A própria santidade virou marca de salvação. Cremos que uma vida irrepreensível é a prova de que somos especiais para Deus. Mas o que fazer com o texto de I João 1.8 que diz: “ Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós”.  Nesse ponto sempre escuto a mesma resposta: “não podemos permanecer no pecado”, ou seja, desde que o pecado não seja o mesmo, mas apareça em você de maneiras variadas, de um jeito hoje e de outro amanhã. O que significa que não podemos ser homens de um pecado só, mas o pecado deve aparecer em nós de maneira sortida. Ou que devemos usar uma calculadora de pecados, para calcular quantos são suportáveis por dia. Assim, o santo não terá paz com Deus, pois a cada vez que for confrontado com seu coração pecaminoso, desesperará.
Transformamos o dinheiro no nosso mediador e cristo. Se o temos, Deus nos ama e cuida de nós com amor especial, se ele nos falta, Deus nos desamparou e manifestou sobre nós a sua ira. Fazemos assim também com o sucesso profissional ou ministerial, com a unção do Espírito, com a felicidade do casamento, saúde dos filhos, crescimento da igreja, etc... Tudo isso nos comunica o amor ou o desprezo de Deus, a aprovação ou ira, a salvação ou perdição, a graça e a misericórdia ou a lei e a punição.
Dessa forma, nossa paz com Deus e alegria não se encontram em Cristo crucificado por nós, mas nas coisas que imaginamos. Perdemos Cristo e criamos muitos ídolos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário