terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sobre o Título

Ao escolher o título deste blog não o faço aleatoriamente porque soa bem aos ouvidos, nem pretendo atrair a atenção de estudantes de teologia e afins, até acho que a palavra “teologia” afastará muitos dos que gostaria que lessem o que tenho a dizer. Isso porque a espiritualidade cristã dos nossos dias é avessa ao saber e dada à oração sem meditação, um pouco por culpa de teólogos que levam uma vida estéril, dados a leitura, porém sem beleza no viver e sem graça no falar. Teologia pra viver é a proposta de um conhecimento experimental da pessoa de Cristo, não é reflexão abstrata, ainda que por vezes parecerá. É na verdade, o que gosto de definir como psicologia da Cruz. Uma reflexão (meditação) nas verdades mais preciosas da Bíblia que nos fará viver melhor.
Em uma aula inaugural, certa vez, no seminário em que estudei (Escola de Pastores) o Pr. Ricardo Barbosa expôs a necessidade de produzirmos uma “teologia mais espiritual e uma espiritualidade mais teológica”. Se entendi bem o que ele quis dizer, acho que encontrei essa boa equação na teologia do grande reformador. Lutero rompeu com essa visão aristotélica tradicional dos pares, que consiste na diferenciação entre teoria e prática, entre contemplação e ação, em suas palavras: “para que não sejamos seduzidos pela vita activa com suas obras nem pela vita contemplativa com suas especulações”. Para ele a terceira alternativa da teologia é chamada de vita passiva, que se desenvolve na fé.
A fé não é um fazer, mas um crer, onde o próprio crer é obra divina em mim, portanto, nem a fé é obra minha, mas de Deus. “A justificação da fé é passiva no fato de que deixamos Deus agir sozinho em nós e nós mesmos com todas as nossas forças não efetuamos nada próprio” (Lutero).
Portanto, crescer espiritualmente significa ser tomado gradativamente de uma consciência de quem eu sou na pessoa de Jesus. Vida passiva é conhecer Cristo e o seu fazer por mim, é me perceber em união com ele  e viver a partir de quem sou unido a essa pessoa. É desistir de toda dignidade própria e absorver a Cristo com toda a sua dignidade.

Sola fide!

3 comentários:

  1. Meu amor, parabéns... que belo texto!!!
    Que esse espaço seja muito bem aproveitado por vc para exploração desse Evangelho puro e simples q tem sido tão deturpado e violentado por costumes e religiosidade.
    Que o Espírito Santo o inspire, o visite, o liberte através dessas postagens como nunca antes. Te amo muito!
    Sua Lívia

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Somos uma família pastoral de Belém do Pará, ouvimos atentamente sua participação no Programa Antenados de hoje, que por sinal foi de grande proveito, concordamos literalmente com a visão da Palavra que você expôs. É bom saber que existem líderes como você dispostos a levarem um evangelho puro e simples, suficiente em si mesmo.

    Receba um abraço de minha família.

    Pra. Kênia de Freitas - Igreja de Cristo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Que o Senhor nosso DEUS continue a cada dia, enchendo deu Espírito seu coração e mente de muita sabedoria e discernimento.

    Louvo a Deus pelo seu ministério
    E por sua família.

    ResponderExcluir